segunda-feira, 28 de junho de 2010

Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional:Sua empresa em primeiro lugar



O papel do psicopedagogo numa instituição consiste em diagnosticar através de um processo investigativo, as causas que podem estar impedindo o curso regular da aprendizagem institucional, a circulação do conhecimento, o papel das lideranças e dos liderados, bem como os motivos que podem levar ao insucesso oganizacional.
O profissional contratado, assiste aos clientes na melhoria de seu desempenho tanto nos aspectos de eficiência como na introdução da tecnologia, ou seja, no aprimoramento das relações interpessoais.
O Psicopedagogo faz sua intervenção a partir da história da organização e de suas características atuais. Nesta perspectiva, a contribuição da Psicopedagogia é empenhar-se em levar a instituição à vivência que permita aos personagens (funcionários) desse cotidiano dar-se conta da importância do seu trabalho para a manutenção da saúde e sobrevivência organizacional, atuando diretamente nas relações de aprendizagem.
O trabalho do Psicopedagogo Institucional poderá ser dividido em 4 etapas:

1.Identificação do Problema (Diagnóstico Psicopedagógico);
2.Caracterização da Organização;
3.Intervenção;
4.Integração.
O Psicopedagogo também pode atuar como Assessor Psicopedagógico em instituições escolares, direcionando a potencialização da competência dos professores. Geralmente a assessoria é utilizada como um recurso, a fim de que estas possam dar uma resposta adequada às necessidades dos alunos diante das dificuldades para aprender, bem como faciliar a relação ensino / aprendizagem.
Para trabalhar em instituições, o psicopedagogo deve adquirir competências na área administrativa e de planejamento estratégico, conhecer teorias sobre liderança, comportamento grupal e análise de potencial e desempenho.
Informações:
institucional@psicopedagogia-sp.com

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